Microsoft Teams – simplificando o trabalho remoto

Você sabe o que é o trabalho remoto?

É a prestação de serviços feita à distância, ou seja, fora das dependências físicas da organização, independente do local onde o colaborador esteja. Diferente do home office que é necessário

trabalhar de casa.

Já falamos aqui em nosso Blog sobre o home office ser a modalidade de trabalho que mais cresceu em 2020 em consequência da quarentena e do isolamento social que foi necessário devido à pandemia global do novo coronavírus.

Com isso, acelerou-se muitos processos que levariam anos para ser posto em prática. Com o trabalho remoto não foi diferente, tornando esta, uma forma de trabalhar essencial para o bom desenvolvimento das atividades profissionais e manter as empresas em funcionamento de forma segura para todos os colaboradores.

Então, percebeu-se exponencial elevação em mais de 300% no número de vagas de emprego com a finalidade de trabalho remoto, segundo apontou o portal de empregos Vagas.com.

Benefícios do trabalho remoto

Foi em decorrência da alta qualidade e sucesso dessa prática, que muitas empresas vão manter seus

colaboradores trabalhando remotamente, mesmo após a pandemia ser controlada. Essa mudança nas relações de trabalho trouxeram benefícios tanto para as empresas, quanto para os colaboradores. Veja alguns:

  • Benefícios para os colaboradores:
    • Horários de trabalho mais flexíveis
    • Redução de gastos com condução, seja pública ou particular
    • Economia de tempo com deslocamento
    • Redução de estresse pelo tempo no trânsito
    • Maior foco nas tarefas
    • Maior proximidade com a família
    • Melhor qualidade de vida
  • Benefícios para as empresas:
    • Redução de custos
    • Colaboradores mais independentes
    • Otimização da qualidade dos produtos e serviços
    • Possibilidade de contratação mais qualificada por poder ter ótimos colaboradores de outras cidades, estados ou até países
    • Retenção de talentos
    • Colaboradores mais motivados e com melhor qualidade de vida
    • Desfrutar do melhor da tecnologia

Com isso, houve a necessidade de implantar uma gestão de trabalho remoto eficaz para que as organizações possam ter melhor controle das tarefas e atividades desenvolvidas por seus

colaboradores, e assim não haver perda na qualidade dos serviços da empresa.

Novo mindset do trabalho remoto

Optar pelo trabalho remoto requer a transformação de todos os envolvidos na organização. E, principalmente para deixar a tecnologia no centro dos processos, será necessário utilizar plataformas e ferramentas digitais para auxiliar nessa gestão, e dessa forma manter a produtividade e a conexão dos colaboradores.

Por isso, algumas competências pessoais são necessárias para o trabalho à distância funcionar efetivamente. Uma delas é aprender a monitorar a disciplina, estipulando (e cumprindo) horários para o trabalho e para o almoço, além de lidar com as distrações e com a flexibilidade de agenda.

É necessário também melhorar as habilidades de comunicação para que todos consigam transmitir suas mensagens de forma clara e objetiva, seja escrita ou oral, por e-mails, bate-papos, reuniões online e videoconferências.

Trabalhar a confiança entre todos que fazem parte da equipe também é necessário para que as tarefas sejam desenvolvidas com produtividade sem controle excessivo de tempo e desconfianças que coloquem em risco as relações interpessoais.

Evitar muitas reuniões, ou longas demais com toda a equipe, ajuda a otimizar o tempo e economizar custos. Há muitos assuntos que facilmente podem ser resolvidos com apenas um e-mail.

Além disso, os gestores precisam estar abertos às novas metodologias de trabalho e ferramentas tecnológicas de gestão que ajudam no andamento das atividades e a medir os resultados, como por exemplo, o uso do Microsoft Teams, o hub para trabalho remoto em equipe no Office 365.

O Microsoft Teams é uma plataforma de comunicação e colaboração unificada para bate-papos, armazenagem de arquivos, videoconferências, integração com aplicativos, entre outros recursos. Ajuda a simplificar o trabalho em equipe, mantendo boas conexões sociais.

Com essa ferramenta online, todo o trabalho fica em dia e de fácil acesso e compartilhamento com todos da equipe, para que a colaboração seja mútua, deixando a todos sempre atualizados com as contribuições, ideias e necessidades da empresa ou do projeto.

O Microsoft Teams também oferece a possibilidade de acesso por qualquer dispositivo móvel, seja smartphones ou tablets, para eventuais necessidades e flexibilidade de gerenciamento das atividades da equipe, mesmo fora de um computador ou notebook e de qualquer lugar do mundo.

Também ajuda a manter o espaço de trabalho digital organizado, com possibilidade de criar pastas por assuntos, arquivos, bloco de notas, marcações e agendamento de reuniões.

Ainda permite que realize reuniões remotas por vídeo de forma produtiva, com possibilidade de

compartilhar documentos e a tela para realizar apresentações. É possível também gravar as reuniões para possíveis conferências de dados futuramente.

Com o Microsoft Teams não existem barreiras linguísticas ou geográficas uma vez que realiza traduções em tempo real nos chats e conversas, em 44 idiomas diferentes.

Com plataformas como a Microsoft Teams você manterá o trabalho remoto de toda sua empresa de forma produtiva e eficaz, gerando interações positivas, operação efetiva e relacionamentos

agradáveis.

O dia a dia do trabalho remoto será muito mais proveitoso com essa ferramenta que simplifica as

atividades e conecta as pessoas, obtendo ótimos resultados para a organização.

Quer saber mais sobre essa plataforma? Fale com a HandHelp!

Abrir WhatsApp
Podemos te ajudar pelo WhatsApp
Para mais informações entre em contato aqui no WhatsApp!