Escolher uma suíte de aplicativos de escritório para sua empresa não é tão fácil quanto parece. Ainda mais quando duas gigantes da tecnologia se empenham em produzir pacotes cada vez mais completos. A dúvida fica entre optar pelo Microsoft 365 ou pelo GSuite, hoje os principais pacotes no mercado.
A solução é analisar as características de cada uma dessas suítes e selecionar aquela que melhor atenderá às necessidades de seus colaboradores. Além disso, deve-se considerar fatores como capacidade de integração e funcionamento.
Antes de mais nada, é necessário entender o que os dois pacotes têm em comum. Ambos oferecem soluções em nuvem. Ou seja, os arquivos de texto, apresentações e planilhas são armazenados em um servidor remoto e podem ser acessados por seus colaboradores de qualquer lugar, a qualquer hora. Isso facilita a cooperação em tarefas corporativas e aumenta a produtividade da equipe.
Além disso, ambas entregam funcionalidades como e-mail corporativo e plataformas de videoconferência. Basicamente, as ferramentas das quais sua empresa precisa dispor no dia a dia.
O que o Google GSuite oferece?
O Google GSuite é totalmente baseado na computação em nuvem. Isso significa que nenhum programa é instalado nos computadores da empresa. Em vez disso, todas as aplicações são acessadas pelo navegador, desde que haja conexão com a internet.
O pacote surgiu como alternativa ao Microsoft 365 e inclui ferramentas similares para criação de textos, planilhas, formulários e apresentações. A suíte também integra funcionalidades como e-mail corporativo pelo GMail, agenda e uma plataforma de videoconferência, o Hangouts.
Os arquivos ficam armazenados no Google Drive e podem ser acessados a partir de qualquer dispositivo conectado à internet. O mesmo vale para a caixa de e-mails e a ferramenta de videoconferência.
A capacidade de armazenamento varia de acordo com o pacote escolhido. No plano básico, o usuário é limitado a 30 GB de espaço na nuvem, compartilhados entre arquivos e e-mails.
O que o Microsoft 365 inclui no pacote?
Diferentemente do GSuite, o Microsoft 365 não se limita à computação em nuvem. Embora todos os programas possam ser acessados pelo navegador – assim como o pacote do Google – a suíte da Microsoft oferece, também, a possibilidade de manter as aplicações instaladas nos computadores e em outros dispositivos. Por não ser obrigatória a conexão com a internet, as ferramentas são menos suscetíveis a instabilidades na rede.
Estão incluídas na suíte aplicações que certamente são conhecidas por seus colaboradores. O Word é o programa para edição de textos, o PowerPoint para apresentações e o Excel para as planilhas.
Essa familiaridade com programas já consolidados no mercado facilita a adaptação da equipe e reduz custos (e tempo!) com treinamentos.
O pacote também inclui soluções em comunicação, como e-mail corporativo do Outlook, que possui uma versão para desktop e pode ser acessado mesmo offline.
A ferramenta de video conferências é o MS Teams, que conta com uma interface familiar e intuitiva, além de oferecer a possibilidade de substituir o sistema de telefonia da empresa.
Os arquivos podem ser armazenados tanto em meios físicos quanto na nuvem. No caso do armazenamento online, o Microsoft 365 oferece 1 TB para arquivos no OneDrive – inclusive no plano mais básico – e mais 50 GB só para os e-mails.
Afinal, qual é melhor para minha empresa?
Comparando os dois pacotes de programas, é possível notar que a melhor solução para empresas é o Microsoft 365. Além de ser uma plataforma mais conhecida, o que ajuda na adaptação dos colaboradores, a suíte de aplicativos é mais versátil que o seu concorrente.
Enquanto o pacote do Google possui apenas 3 opções de planos, o Microsoft 365 conta com 5 alternativas. Essa flexibilidade maior ajuda no momento de escolher o tipo de licença que melhor se ajusta à sua empresa, evitando assim o gasto desnecessário com ferramentas que não serão utilizadas pela equipe.
Além disso, a suíte da Microsoft é capaz de unir o melhor de 2 mundos. O pacote inclui os softwares instalados no computador, garantindo toda segurança e praticidade, ao mesmo tempo que permite o acesso remoto aos mesmos recursos, por meio do navegador.
O Microsoft 365 é, portanto, a opção mais indicada para empresas que buscam um conjunto de ferramentas completas, totalmente integrada com a nuvem e constantemente atualizada.