Como otimizar custos com locação de computadores

Todo gestor certamente já se viu diante da necessidade de otimizar os custos de sua empresa. Nessas horas, a ordem é cortar gastos. Mas, como fazer isso sem perder em qualidade e em produtividade? A solução pode estar na locação de computadores e neste artigo você entenderá o porquê.

Bons equipamentos de informática são essenciais para algumas empresas. Agências de publicidade, por exemplo, precisam de computadores capazes de rodar programas complexos. E isso significa que os profissionais devem contar com boas máquinas, sempre atualizadas para acompanhar o mercado.

Por isso, de tempos em tempos é preciso investir na compra de novos equipamentos. Afinal, em até 3 anos, os computadores já estão ultrapassados e precisam de ser substituídos por máquinas atualizadas.

É nesse momento que a locação de computadores apresenta-se como uma solução viável financeiramente. Essa alternativa elimina de vez a preocupação do gestor com manutenção e atualização de computadores. Além disso, libera o capital da empresa para investir em seu core business.

Maior controle de custos com locação de computadores

Ao adquirir equipamentos de informática próprios, a empresa deve contabilizar custos que vão além do valor das máquinas. Entre os gastos estão a mão de obra da instalação e da manutenção constante dos aparelhos.

Além desses, há outros gastos a serem contabilizados. São eles: compra de peças de reposição, licenciamento de softwares, antivírus, sistemas operacionais, entre outros.

São tantos custos que a empresa dificilmente saberá quanto investe, de fato, nos equipamentos comprados. Por outro lado, no contrato de locação de computadores, a empresa sabe exatamente quanto pagará por mês.

Isso porque, nesse valor fixo, já estão incluídos os custos adicionais. Aliás, é possível incluir até o licenciamento de softwares e sistemas operacionais no contrato, com um valor mais em conta.

Assim, o gestor tem maior controle dos custos e pode programar suas ações sem risco de ter gastos não programados.

Sem dor de cabeça com manutenção dos equipamentos

Todo computador precisa de manutenção constante. Isso inclui desde atualizações rotineiras até resolução de problemas que podem aparecer, como falha em algum software, mal funcionamento de um hardware, ou até uma pane geral, a famosa tela azul.

No caso da compra de computadores, a empresa tem a necessidade de designar alguém (ou um setor inteiro!) como responsável por resolver esses problemas. Já no contrato de locação, a manutenção das máquinas é de responsabilidade da empresa contratada.

Assim, se um computador tiver algum problema, é substituído por outro em um período muito curto, sem impacto na produtividade. Isso evita que funcionários fiquem muito tempo parados esperando pela substituição de uma peça, por exemplo. Além disso, a manutenção constante garante o bom funcionamento das máquinas.

Sem contar que a empresa elimina a necessidade de ter funcionários só para cuidar dos equipamentos. Dessa forma, economiza com mão de obra e com outros custos relacionados à assistência técnica.

Adeus aos equipamentos obsoletos

Computadores são bens depreciáveis. Mas, ao optar pela locação, a empresa dá adeus às máquinas obsoletas. O motivo é que, a cada ciclo de renovação de contrato, os equipamentos antigos são substituídos por novos.

E os contratos são flexíveis. Podem ser pontuais, de um mês, por exemplo. Assim como podem ser mais duradouros, de 12, 24 ou 36 meses.

Ou seja, se a empresa fecha um contrato de 36 meses, tem a garantia de que, a cada três anos, receberá novos computadores. Dessa forma, o gestor garante que seus colaboradores sempre terão à disposição máquinas novas e constantemente atualizadas.

Para negócios que trabalham com equipamentos Apple, como agências de publicidade, a locação é a alternativa mais inteligente. Afinal, o alto custo das máquinas pesaria muito no caixa da empresa quando os computadores precisassem ser substituídos por novos equipamentos. Para Agências de Publicidades os computadores Apple precisam de atualizações constantes e em outras empresas os computadores e notebooks necessitam ser atualizados com uma certa frequência.

Capital livre para investir no core business

Para adquirir computadores, muitas empresas recorrem a empréstimos. Com isso, ficam com o capital comprometido e o orçamento travado para investir em seu core business.

A locação de computadores, por sua vez, evita financiamentos desnecessários. Assim, a empresa consegue diluir suas despesas ao longo do tempo, deixando capital livre para investir em seu negócio principal.

Portanto, o aluguel de computadores é ideal não só para empresas que precisam reduzir custos. Também é uma alternativa viável para aquelas que querem otimizar seus investimentos, sem abrir mão da qualidade.

Para ajudar você a entender o quanto vale a pena a locação de computadores, preparamos o E-book “5 motivos poderosos para investir em locação de computadores”. Clique aqui e baixe-o gratuitamente!

 

Please follow and like us: