Assistência Remota e Local para Equipamentos Alugados – Tudo o que você precisa saber

Nos dias de hoje, com o aumento na procura por computadores alugados, prestar uma boa assistência remota ou local é indispensável a todas as empresas que desejam disponibilizar serviços de qualidade para seus clientes.
Neste artigo iremos mostrar mais sobre estas duas categorias de manutenção e porque você deve conhecê-las. 
E para que você consiga acessar todas essas informações, basta continuar lendo esta postagem até o final! 

O que é a assistência remota ou local? 

Bem, assistência remota basicamente é a manutenção feita em equipamentos eletrônicos de maneira remota. 

Em outras palavras, é quando um técnico acessa um computador ou outro equipamento por meio da internet para prestar reparos, como conexões, instalação de aplicativos, remoção de vírus, etc. 

Desta forma, o técnico pode realizar reparos sem a necessidade de ir até o local onde o computador que apresentou problemas se encontra. 

No entanto, por não ser presencial, esse tipo de suporte só atende à consertos de softwares. 

Essa é uma forma eficaz de solução, sem que haja gastos com deslocamento, hora de trabalho do técnico, etc. 

E sem contar também que, questões simples podem ser resolvidas muito facilmente desta forma, e com muito mais rapidez. 

Assim, a empresa responsável pelo aluguel terá menores gastos e pode repassar essa economia aos clientes, por meio de mensalidades mais acessíveis. 

 

Como pode ser feita a assistência remota? 

Existe uma série de programas, tanto para computadores quanto para dispositivos móveis, que permitem este tipo de suporte.

Alguns dos serviços mais populares para este tipo de tarefa são o TeamViewer e atualmente o Microsoft Teams, presente nas versões Windows e Mac. 

Mas para que a assistência remota funcione, é preciso que o programa que permitirá o acesso esteja instalado nos dois computadores: no que irá hospedar e no que irá acessar. 

No entanto, é importante ressaltar que, este método é seguro, pois estes aplicativos não permitem nenhum tipo de alteração em pastas ou arquivos por quem está acessando remotamente, a menos que o administrador do sistema conceda permissão. 

Assim, documentos, arquivos, etc., ficam seguros contra invasões maliciosas. 

Esses softwares, permitem a transferência de arquivos, assim, caso seja necessário o envio de determinado aplicativo ou arquivo de atualização por parte do suporte, a transferência pode ser feita de maneira simultânea pelo app, sem perda de conexão. 

 

E o que é a assistência local? 

Quando o problema é físico, ou seja, em peças ou componentes, não é possível fazer o reparo de maneira remota. 

Neste caso, o técnico precisará visitar o local onde o computador se encontra para que a manutenção ou substituição seja feita. essa é a assistência local.  

No caso dos softwares, os reparos também podem ser feitos localmente, no entanto o custo será maior devido a necessidade do deslocamento de um profissional. 

 

Manutenção local x remota 

Quanto à essas duas categorias de suporte técnico, não se pode dizer que uma seja mais importante, melhor ou mais funcional que a outra, pois elas se referem às atividades diferentes para resolução de problemas diferentes.

Porém, ambas são fundamentais para manutenção de computadores pois panes acontecem com muita frequência e a equipe de suporte deve estar bem treinada e pronta a atender e solucionar rapidamente.

Dessa forma, o risco de paralização das suas atividades ou dos seus colaboradores é menor, mantendo a empresa produtiva e satisfeita. 

 

A importância do suporte técnico para os computadores alugados 

Como as empresas responsáveis pela locação de computadores e demais equipamentos trabalham com itens de última geração e em constante evolução, prestar um suporte técnico eficaz é fundamental.Isso acontece, pois as atualizações de softwares, por exemplo, costumam ser feitas com frequência e, somente um profissional capacitado e habilitado pela empresa pode realizar esta atividade, a fim de tomar para si a responsabilidade de possíveis falhas ou danos.A equipe responsável pode também organizar treinamentos com os funcionários que irão utilizar determinados computadores ou softwares, para que possam entender suas funcionalidades, desempenho, etc. E isso não precisa necessariamente ser feito presencialmente. Microsoft Teams permite a realização de vídeo-chamadas com toda a equipe.

Portanto, a assistência, seja ela remota ou local, é imprescindível.

É muito importante para que os equipamentos sejam preservados e possam proporcionar o melhor desempenho em termos de produçãocriação, etc. 

 

Conclusão 

Neste artigo você pôde conferir o que é a assistência remota e a local, como elas podem ser feitas e qual sua importância para as empresas de locação de computadores.
E se você possui uma empresa e deseja melhorar a qualidade de seus serviços, invista sempre em novas tecnologias, pois é importante se manter sempre atualizado quanto às inovações de mercado.
Gostou do nosso artigo sobre suporte técnico? Então entre em contato conosco para que possamos lhe mostrar nossos serviços e portfólio.