LICENCIAMENTO DE SOFTWARE PARA EMPRESAS – A IMPORTÂNCIA DE SE MANTER EM CONFORMIDADE

Uma prática muito comum nos dias atuais, principalmente por pessoas físicas é a instalação de programas piratas, inclusive em computadores de empresas. Mas você sabe a importância de se fazer o licenciamento de software? 

Neste artigo iremos mostrar qual é a vantagem ou necessidade de se realizar essa ação em corporações. E para ter acesso a esse conteúdo, leia esta postagem até o final! 

O que é o licenciamento de software? 

licenciamento de software é a maneira legal de uso do aplicativo, ou seja, o usuário está seguindo as normas previstas por lei quanto à compra e utilização destes itens. 

 

Como funciona o computador? 

Um computador é composto por hardwares e softwares, como você já deve saber. Os hardwares são responsáveis pelas interações externas ou pelo desempenho do equipamento. 

Já os softwares podem ser os mais diversos, dentre eles sistemas operacionais, como Mac OS X, Windows e Linux, ou programas que interagem com os sistemas e realizam tarefas específicas. 

Os sistemas operacionais são responsáveis por enviar comandos ou instruções ao hardware do computador, dizendo que tipo de ação ou tarefa deve ser feita. E os programas interagem com os sistemas quanto ao envio destes comandos. 

Quando instalamos programas não licenciados, ou seja, os famosos piratas, estamos descumprindo a lei e oferecendo riscos aos componentes. 

No entanto, é importante diferenciar os softwares piratas dos que possuem licença livre ou aqueles disponibilizados para teste. 

Estes não são proibidos, apesar de, dependendo do local de download, oferecerem riscos relacionados a programas mal-intencionados instalados sem permissão. 

 

Mas qual a relação com o licenciamento de software? 

Bem, a relação é a seguinte: os softwares não-licenciados (piratas), quando instalados em computadores de empresas, podem não apenas prejudicar aquele terminal em si, mas toda a rede. 

E isso acontece, pois todas as máquinas estão ligadas em rede e conectadas a um ou mais servidores, onde todas, absolutamente todas as informações e documentos da empresa são armazenadas. 

E no caso de programas mal-intencionados ou vírus acompanharem estes softwares, as chances de paralização, perda de informações, roubo de dados, invasões de contas bancárias, etc., é enorme. 

Agora quando os softwares são licenciados, ou seja, comprados e instalados da forma adequada, por um profissional habilitado, esses riscos diminuem consideravelmente. 

Sem contar que, quando fazemos a instalação de um software pirata, estamos deixando de contribuir com o trabalho de diversos desenvolvedores, que se dedicaram arduamente para sua criação, ou seja, não estamos dando o devido valor ao trabalho deles. 

 

Outras vantagens de optar pelo licenciamento de software 

Uma das principais vantagens de se utilizar programas devidamente licenciados, é a credibilidade transmitida aos parceiros e clientes. 

Quando as empresas optam pela aquisição destes programas, provam que estão em conformidade com a lei, fornecendo mais confiabilidade, valor ao produto final e respeito frente às demais empresas. 

E como já mencionamos, em relação à segurança das informações da corporação, o programa licenciado garante maior proteção a todos, diminuindo as chances de invasão de sistema e roubo de dados. 

E os programas legalizados também funcionam com melhor rapidez, aprimorando cada vez mais o desempenho e produtividade da empresa. 

 

Licenciamento de software em conformidade 

O uso de programas licenciados faz com que a empresa evite problemas judiciais, como processos e indenizações, que são capazes de trazer inúmeros prejuízos, principalmente o financeiro. 

Portanto, algo que poderia ser facilmente adquirido, e com um custo relativamente menor, se comparado à problemas judiciais, pode se transformar em um enorme transtorno ou até mesmo falência, por não-conformidade. 

Além disso, empresas nestas condições podem conquistar má-reputação no mercado, frente aos clientes e parceiros, perdendo credibilidade. 

E se a preocupação é referente ao prazo de validade das licenças, é importante que você saiba o seguinte: muitos fornecedores de softwares oferecem licenças vitalícias, ou seja, que não expiram. 

No entanto, muitos programas nestas condições não podem ser atualizados para versões mais novas, a menos que você adquira uma outra licença. 

Porém, algumas empresas disponibilizam mensalidades, como o Microsoft Office 365, que proporciona assinaturas anuais e, a cada renovação, caso tenha ocorrido atualização do pacote, você as tem também. 

Esses programas por assinatura são chamados de SAAS – Software as a servisse e disponibilizam outros benefícios além do licenciamento, como backup automático, sistema de armazenamento em nuvem, mensalidades acessíveis e renovação automática, caso seja de interesse do contratante. 

 

Conclusão 

Neste artigo você pôde descobrir os benefícios que o licenciamento de software proporciona às empresas e os riscos que os programas piratas podem oferecer. 

Você conferiu também como os programas mal-intencionados agem no desempenho do computador e quais danos eles são capazes de fazer. 

E então, com base nestas informações, é possível concluir que o uso de aplicativos legalizados, apesar de terem um custo para aquisição, só tendem a trazer benefícios aos usuários. Portanto, opte sempre por eles e, quando isso não for possível dê preferência para aqueles com licença livre. 

Ficou com alguma dúvida ou deseja expor sua opinião? Então entre em contato conosco, será um imenso prazer lhe ouvir e lhe ajudar! 

Abrir WhatsApp
Podemos te ajudar pelo WhatsApp
Para mais informações entre em contato aqui no WhatsApp!