Comprar ou Alugar Computadores – O que é mais vantajoso?

Você sabia que é possível alugar computadores para sua empresa ao invés de compra-los e que, hoje em dia, existem diversas corporações especializadas neste ramo de atuação?

E, ao contrário do que muitos imaginam, existem grandes benefícios em se alugar esse tipo de equipamento.

Neste artigo iremos mostrar o que pode ser mais vantajoso para sua empresa, se alugar computadores ou compra-los. E para ter acesso a todo esse conteúdo, continue lendo esta postagem até o final!

Compra X aluguel

Os inúmeros avanços da tecnologia, que tem se dado cada vez mais rápido atualmente, fazem com que os equipamentos eletrônicos se tornem ultrapassados com grande velocidade.

E é impossível uma empresa se manter sempre atualizada quando precisa comprar equipamentos novos com frequência, considerando o alto custo destes aparelhos.

E para atender a essa demanda de mercado, surgiram as empresas locadoras de computadores, que oferecem diversos serviços de qualidade.

Mas o que será que é mais vantajoso para minha empresa, comprar ou alugar?

Veja nos próximos tópicos, as principais vantagens ou desvantagens entre essas categorias.

Por que comprar os computadores?

Antes de efetivar a compra destes equipamentos, o primeiro passo é analisar o orçamento destinado a esse fim, considerando que, para compra, uma grande quantia precisará ser utilizada.

No entanto, vender as máquinas que possuem configurações mais antigas ou que não estão sendo utilizadas, pode contribuir para a aquisição de verba a ser empregada nesta finalidade.

Uma outra vantagem de comprar equipamentos de informática, é que, por pertencerem à empresa, esta pode fazer quaisquer configurações ou alterações necessárias à execução dos trabalhos, sem precisar acionar o suporte técnico.

E a compra é menos burocrática com relação ao tempo para a aquisição e chegada dos produtos, se comparado com o aluguel, pois não é preciso assinar nenhum tipo de termo ou contrato de utilização.

Pontos negativos de se comprar computadores

Com relação às desvantagens, está o custo com profissionais para manutenção e a não-substituição de equipamentos obsoletos.

Quanto à manutenção, a empresa compradora irá sempre arcar com os custos, quando houver necessidade, pois não existe um contrato prevendo manutenções periódicas, assim como não haverá troca destes equipamentos, caso haja danos permanentes ou obsolescência.

Neste caso, o próprio comprador é que precisará custear novas máquinas, peças, outros equipamentos, etc.

Além disso, quando se adquire um computador, normalmente ele vem com um sistema operacional versão gratuita, o que pode não ser compatível com os programas e tarefas que necessita e desempenha.

Com isso, seria preciso, além de custear os equipamentos, fazer o mesmo com softwares e sistemas, a fim de conseguir realizar as atividades para produção e crescimento da empresa.

Por que alugar computadores?

Um dos maiores benefícios oferecidos pelas empresas locadoras de computadores, é a substituição constante por equipamentos mais modernos, sempre quando for previsto em contrato.

E as parcelas cobradas para se alugar computadores, são relativamente mais baixas do que a de compra, o que proporciona à empresa maior possibilidade de investir o dinheiro restante em outros projetos ou necessidades da corporação.

Um outro ponto importante é que, a empresa locadora se responsabiliza pela substituição periódica, por trocas, manutenções ou reparos em peças, softwares, etc., e tudo é incluído no valor das mensalidades contratadas.

Desta forma, as empresas que aluguem seus equipamentos de trabalho terão a possibilidade de sempre estar acompanhando os avanços tecnológicos.

E como muitos sabem, o ramo da informática evolui em uma velocidade surpreendente, tornando muitas máquinas obsoletas com apenas dois anos de uso.

Portanto, se você não deseja se preocupar com manutenções, substituições, reparos, etc., alugar computadores é uma excelente opção para sua empresa, seja qual for a área de atuação.

E quanto aos softwares?

Bem, você pôde ver algumas diferenças entre comprar e alugar computadores, com relação à manutenção, troca de peças, substituição de máquinas completas, etc., mas e quanto aos softwares?

Quando se compra um computador novo, apesar de ele passar a pertencer à empresa, não vem com os programas fundamentais para a realização das atividades de produção.

No entanto, quando estes equipamentos são alugados, toda a instalação dos programas que serão utilizados pela empresa, é feita em todos os computadores previstos em contrato.

Portanto, sua corporação, ao firmar negócio com uma locadora, não precisará ter nem sequer este tipo de preocupação. Tudo será feito por ela.

E quanto aos lucros da empresa?

As empresas que optam por alugar computadores ao invés-de compra-los, terão custos mensais fixos com relação a esses equipamentos, diferente de quando estes são comprados, passando por grandes flutuações do valor de mercado.

Desta forma, a empresa terá menores custos com tecnologia e por consequência, maiores lucros.

E estes podem ser empregados em outras áreas da empresa, ou até mesmo investidos ou poupados para possíveis despesas.

Conclusão

Neste artigo você teve acesso a alguns critérios importantes na escolha da opção mais vantajosa para sua empresa: comprar ou alugar computadores.
Você conferiu também os benefícios que somente os contratos de locação oferecem às empresas, com relação a manutenção, reparos, atualizações de equipamentos e softwares, etc.

Com isso agora, basta analisar quais das duas modalidades melhor irá atender às suas necessidades.

Gostou do nosso artigo sobre as vantagens de se alugar computadores? Então entre em contato conosco para obter mais informações e sanar quaisquer dúvidas que possa ter!

Abrir WhatsApp
Podemos te ajudar pelo WhatsApp
Para mais informações entre em contato aqui no WhatsApp!