banco de imagens

Bancos de imagens: 4 gratuitos e pagos

 

Trabalhar com bancos de imagens no mundo da publicidade e em atividades de design, é fundamental para transmitir com mais eficiência a ideia de determinado produto ou serviço.

A internet disponibiliza uma grande oferta de sites que oferecem imagens bem interessantes e diferenciadas. Porém, alguns aspectos devem ser levados em consideração para definir qual o banco de imagens que se deseja usar para obter a melhor qualidade criativa para seu trabalho.

Neste artigo, vamos apresentar 2 bancos de imagens gratuitos e 2 bancos de imagens pagos que podem ser importantes na decisão de realizar serviços de qualidade superior para seus clientes.

 

A importância da qualidade da imagem

 

Como sabemos, usar imagens de qualidade é fundamental para superar a expectativa de clientes, seja estes de designers ou de agências de publicidade.

Imagens que contem com recursos abertos de edição e inserção de informações passam a ser importantes, sob a ótica de personalização e customização, aumentando o valor agregado da produção, na hora de divulgação de uma marca, produto ou serviço específico.

No mundo virtual existe a possibilidade de ampliar o leque de opções, definir uma imagem de alta resolução e com a possibilidade de criar um design exclusivo. Isso passou a ser um fator de ganho de competitividade em relação à concorrência, afinal, é o tipo de trabalho que não permite cópia. Tem que ser totalmente original.

Trabalhar as imagens de forma comum, pode trazer consequências indesejadas para seu negócio e que pode representar um descrédito da capacidade de criação e ainda perder o valor da marca como um todo.

 

Vantagens x desvantagens de bancos de imagens gratuitos e pagos

Bancos de imagens podem apresentar pontos positivos e negativos em relação a serem pagos ou gratuitos. Veja a seguir:

Bancos de imagens gratuitos

Bancos de imagens gratuitos podem ser interessantes porque são sem custos para o usuário. Porém as imagens são utilizadas por um grande público, e por isso, não representam algo inovador e original, gerando um impacto negativo dos clientes.

É um banco de imagens repetitivas, sem muita qualidade, nem sempre é aquilo que é procurado ou desejado e acabam por ser utilizadas sem uma perfeita adaptação ao que se quer apresentar. O que dificulta o desenvolvimento de um bom trabalho de criação por parte do designer.

Além disso, algumas imagens podem ter direitos autorais. Isso pode representar riscos jurídicos para sua empresa.

Bancos de imagens pagos

Bancos de imagens pagos são bastante diversificados e permitem uma pesquisa mais fácil, rápida e com possibilidades de desenvolvimento de artes originais, o que atrai um feedback mais positivo dos clientes.

Um ponto que pode ser negativo é ter que desenbolsar para aderir a esses recursos. Porém supera esse fator negativo na quantidade, qualidade, exclusividade e diversidade de imagens.

 

Sugestões de 2 bancos de imagens pagos

 

Entre os bancos de imagens pagos, os mais conhecidos são o Acrobat Stock e o Shutterstock que são as ferramentas mais utilizadas na busca de imagens de alta qualidade e exclusivas.

Vamos conhecer um pouco sobre cada um:

Adobe Stock

Possui um acervo atual de 90 milhões de fotos, vetores, ilustrações, vídeos, modelos e ativos 3D de alta qualidade, com curadoria e isentos de royalties para projetos de criação.

Como se integra aos demais aplicativos Adobe, representa a melhor alternativa para quem trabalha como designer e agências de publicidade. Isto é, permite criar produtos exclusivos e com uma qualidade acima da oferecida pelo mercado de bancos de imagens e valores que cabem em qualquer bolso.

Entre em contato com a equipe de especialistas no assunto, HandHelp, e conheça com mais detalhes sobre esse produto.

Shutterstock

Detém um acervo de mais de 100 milhões de imagens, vídeos, músicas e vetores. Conta ainda com planos de diversos valores que no dia a dia pode sair mais caro.

O que se destaca é a parceria com bancos de imagens gratuitas para dar acesso a mais usuários da internet para conseguir vender imagens por unidade.

 

Sugestões de 2 bancos de imagens gratuitos

 

Quanto a bancos de imagens gratuitos, podemos destacar os mais conhecidos: Freepik e Stockvault. Fizemos uma comparação a seguir:

Freepik

É um site que disponibiliza mais de um milhão de recursos grátis como fotos, ícones, ilustrações, vetores etc.

Muito acessado no mundo, é um site que possui imagens com todos os tipos de qualidade, que conforme afirmamos antes, pode deixar a arte repetitiva e sem originalidade.

Stockvault

O site oferece mais de 110 mil fotos gratuitas e seu acervo funciona da seguinte forma: profissionais de fotografia que não conseguem vender seus trabalhos para bancos de imagens pagos, enviam para a Stockvault para ficar disponível para download gratuitamente.

 

Conclusão sobre bancos de imagens

 

Para um leigo ou alguém que utilize imagens de forma recreativa, investir em um banco de dados gratuito pode ser uma boa opção para atender suas necessidades.

Porém, ao se falar de uma agência de publicidade ou de um designer, é importante trabalhar com recursos que aumentem sua produtividade e auxiliem na criatividade. Nesses casos, somente um banco pago pode oferecer tais competências.

Acesse o Adobe Stock e saiba como o software é perfeito para designers e agências de publicidade conforme a necessidade.

Terceirização de TI